Carbono Galeria

Edições contemporâneas

Ara Vartanian cria joias em colaboração com Janaina Tschäpe

Ara Vartanian, em colaboração com Janaina Tschäpe, cria joias que tem como referência as últimas obras da artista. Nelas, fitas coloridas se desenrolam livremente no espaço do quadro. As curvas tridimensionais que misturam cores vibrantes e branco ampliam o movimento através de suas sombras.

 

O desenho das peças alia esse partido à busca de harmonia e conforto sempre presentes no trabalho de Ara. Sua produção é artesanal se preocupa com a técnica e com o desenvolvimento de novos métodos.

 

As peças são produzidas em ouro amarelo e é aplicada nelas uma camada de cerâmica colorida, usando um procedimento especial que gera o acabamento em degradê. Os banhos são nas cores azul, vermelho, roxo e preto.

 

A linha é composta de pulseiras, aneis para um ou dois dedos e brincos que podem ser usados de diferentes maneiras. Todas elas possuem uma assinatura da parceria entre o designer e a artista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ara Vartanian

 

Nascido numa família de tradição em joalheria, Vartanian cresceu entre pedras preciosas e usa sua experiência e conhecimento para criar peças emblemáticas e de design ousado. É responsável por inovações como o uso do diamante invertido e o anel de dois e três dedos com pedras raras.  Dedica-se à arquitetura de cada peça visando simetria e conforto. Ara não costuma fazer coleções, suas peças são únicas e feitas à mão, o que confere um processo de criação autêntico, que parte da singularidade de cada pedra para construir formas inesperadas.

 

Janaina Tschäpe

 

Objetos infláveis, esculturas, fotografias, vídeos, desenhos e pinturas são as bases para a criação dos universos fantásticos de Janaina Tschäpe. A artista já participou de exposições no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madri, Espanha), no Centre Pompidou (Paris, França), no New Museum (Nova York, EUA) e suas obras fazem parte do acervo de importantes instituições como o Solomon R. Guggenheim Museum (Nova York, EUA) , o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil), o Moderna Museeto (Estocolmo, Suécia), o Inhotim Centro de Arte Contemporânea (Brumadinho, Brasil), entre outras.