Carbono Galeria
Edições contemporâneas
Artur Lescher
São Paulo, 1962 | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
A obra de Artur Lescher marca presença na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Seus trabalhos integram as coleções do The Museum of Fine Arts, Houston,... veja mais
- Escultura
- Técnica
- alumínio e latão
- Dimensões
( A x L) 40 x 29 cm (diâmetro)- Data
- 2019
- Edição
- 15 + 3PA
-
Artur Lescher desenvolveu a edição Azimute com exclusividade para a Carbono Galeria. Os desenhos da escultura remetem a bóias de navegação e buscam articular uma relação de raiz dupla: uma ponte entre o céu e a terra, uma associação entre o ato ancestral de se guiar através das estrelas e o ato de fincar uma estaca na terra, como uma imagem forte de ancoragem.
O projeto, mesmo que da ordem da fantasia, é uma possível referência, um monumento no seu sentido mais puro e original, cuja função é nos fazer lembrar de quem somos, evocando o que é específico deste lugar, desta cidade, deste país e deste planeta.
É um projeto para, como diria Ezra Pound, criar os punti luminosi, minúsculas estrelas terrenas que brilhem aqui.
A obra vem acompanhada de certificado de autenticidade numerado e assinado pelo artista.

São Paulo, 1962 | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
A obra de Artur Lescher marca presença na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Seus trabalhos integram as coleções do The Museum of Fine Arts, Houston, e Philadelphia Museum of Art (ambos nos EUA), MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outras.
O artista participou das edições de 1987 e 2002 da Bienal de São Paulo e da edição de 2005 da Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Brasil, onde também atuou como curador. Expôs em diversas mostras na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, além de duas mostras individuais, a primeira no Instituto Tomie Ohtake (2006), em São Paulo, e a segunda no Palais d’Iéna (2017), em Paris. Recentemente expôs na Estação Pinacoteca, em São Paulo (2019), além de apresentar individuais em diversas galerias nacionais e internacionais (contando com países como México, Uruguay, França, Espanha e Estados Unidos).
Na 19ª Bienal de São Paulo, Lescher apresentou a obra Aerólitos, trabalho de dimensão arquitetônica composta de dois balões de onze metros de comprimento. Posteriormente o artista irá aprofundar esta pesquisa em trabalhos como Indoor Landscape (2005), Cachoeira (2006), a série de Metaméricos e Rio Máquina (2009). Este último é um trabalho que denota claramente a relação de tensão proposta pelo artista em muitos de seus trabalhos: a natureza contida, trabalhada, limpa, transformada em objeto de uso, ainda que, neste caso, estético.
Os procedimentos de suspensão, submissão e oposição de materiais estão presentes na maioria dos trabalhos do artista. Para isso, utiliza-se principalmente da madeira e do metal, criando instalações de grandes dimensões, de caráter geométrico, nas quais a relação com o espaço é um fator determinante. Já suas esculturas sustentam-se solitárias, trazendo à tona todo o poder formal e material das escolhas do artista, onde utilizando materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função.
Adolfo Montejo, em texto de 2009, conclui que “a última armadilha dessas esculturas é, portanto, sua natureza/forma paradoxal: aparência detida, pousada, mas vibrante. O estado latejante que não visa ser definitivo nem para elas, nem para nós”.
- Todas as categorias
- Artistas A-Z
-
Acervo completo
- Acervo completo
- A palavra palavra
- A Pegada Pop
- Américas Amigas
- Art Rio 2014
- ArtRio 2015
- Cinéticos e Construtivos
- Curadoria Agnaldo Farias
- Curadoria Daniel Rangel
- Curadoria Ligia Canongia
- Curadoria Maria Montero
- Curadoria Paulo Miyada
- Curadoria Paulo Venancio Filho
- Curadoria Vanda Klabin
- Dia de doar
- Dia dos namorados
- Dublê de corpo
- Edição do Colecionador
- Elogios da cor
- IAC
- Instituto Reciclar
- Lançamentos
- Lembre-se de lembrar
- Lista de Casamento Alexandre e Gabriela
- Múltipla de Múltiplos
- Múltiplos Inhotim
- Múltiplos Pivô
- Myxathesys
- Nazareno
- O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
- O que emana da água
- O tempo e os tempos
- PALAVRA-COISA
- Releituras da natureza-morta
- Sp Arte 2014
- Sp Arte 2017
- SP Arte Foto 2015
- Tão diferentes, tão atraentes
- Toscana: caminhos e constrastes
- Universo
- Variações
- Visualizar
-
Sem título
Angelo Venosa
EsculturaTécnica acrílico
( A x L x P) 26 x 33 x 25 cm
Data 2013
Edição 30 -
Sem título
Artur Lescher
EsculturaTécnica porcelana e couro
( A x L x P) 60 x 6 x 25 cm
Data 2013
Edição 30 -
Sem título
Carlos Vergara
FotografiaTécnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas
( A x L) 63 x 65 cm
Data 2013
Edição 10 -
Sem título
Iole de Freitas
EsculturaTécnica aço inox e policarbonato
( A x L x P) 70 x 35 x 20 cm
Data 2013
Edição 10