Carbono Galeria - Castelinho de areia - Adriana Varejão

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Adriana Varejão

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Varejão é pintora e também trabalha com escultura, desenho, instalação e fotografia. No fim da década de 1980, Varejão produz telas com espessas camadas de tinta, tendo como parâmetro as... veja mais

Castelinho de areia
Fotografia
Técnica
fotografia
Dimensões

( A x L)  29 x 48 cm
Data
2012
Edição
100 + 10PA

Castelo da Sereia foi concebida na ocasião da exposição Historias às margens (2012, MAM RJ). Trata-se do registro de uma performance realizada pela artista na Praia do Abrico, no Rio de Janeiro. Contou com a colaboração do fotógrafo Murillo Meirelles e da figurinista Marina Franco.

A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

Mais obras deste artista
  1. Castelo da Sereia
  2. Elegia mineira (tríptico)
  3. Olho carnívoro
Biografia

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Varejão é pintora e também trabalha com escultura, desenho, instalação e fotografia. No fim da década de 1980, Varejão produz telas com espessas camadas de tinta, tendo como parâmetro as igrejas barrocas brasileiras e sua azulejaria, como em Altar I, 1987. Posteriormente, passa a apropriar-se de imagens da história do Brasil, retomando representações etnográficas de indígenas e negros, como, por exemplo, as ilustrações do livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Debret (1768 - 1848), para comentar o processo de miscigenação no país e a violência do processo de colonização. A artista percorre, assim, o repertório de imagens relacionadas ao Período Colonial brasileiro: os azulejos, os mapas e os registros dos viajantes.

Em outras obras, utiliza cacos de louça e pratos da Companhia das Índias, que são moldados e pintados pela artista, como em Linha do Equinócio II, 1997. Adriana Varejão faz também incisões e suturas em suas telas, como ocorre em Filho Bastardo II, 1997 ou em Parede com Incisões a la Fontana, 2000, nas quais, por meio dos cortes, deixa entrever uma matéria interna, que tem a aparência de carne. Também reproduz em seus quadros fragmentos anatômicos, fazendo referências a esquartejamentos e canibalismo, em obras de grande densidade simbólica.

Suas obras estão presentes em acervos de importantes instituições, entre elas The Metropolitan Museum of Art, New York; Solomon R. Guggenheim Museum, New York; Museum of Contemporary Art San Diego; Tate Modern, London; Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris; Fundación “la Caixa”, Barcelona; Stedelijk Museum, Amsterdam; Hara Museum, Tokyo e Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Já realizou exposições individuais em diversas instituições internacionais como Gagosian Gallery, Los Angeles, 2017; Villa Medici, Roma, 2016; Dallas Contemporary, Texas, 2015; The Institute of Contemporary Art, Boston, 2014; Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina, 2013; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2013; Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012; Hara Museum, Tokyo, 2007; Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, 2005 ; Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2005 e Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e Brasília, 2001. Participou de diversas bienais como Coimbra, 2015, Bienal do Mercosul, 1997, 2005 e 2015, Istambul, 2011, Bucareste, 2008, Liverpool, 1999 e 2006, SITE Santa Fé, 2004, Sidney 2001 e São Paulo, 1994 e 1998, entre outras. Um pavilhão permanente dedicado à sua obra pode ser visto no Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Adriana Varejão recebeu o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contempora?nea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o Grande Pre?mio da Crítica, da Associac?ão Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela exposic?ão Histórias às margens, realizada em 2012/13 no MAM SP, MAM Rio e MALBA.

 

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Dallas Contemporary, 2015 

Fundacao Cartier, Paris, 2005

ICA, Boston, 2014

Inhotim, 2008

MAM RJ, 2013

   
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Alexandre e Gabriela
    5. Américas Amigas
    6. Art Rio 2014
    7. ArtRio 2015
    8. Cinéticos e Construtivos
    9. Curadoria Agnaldo Farias
    10. Curadoria Daniel Rangel
    11. Curadoria Ligia Canongia
    12. Curadoria Maria Montero
    13. Curadoria Paulo Miyada
    14. Curadoria Paulo Venancio Filho
    15. Curadoria Vanda Klabin
    16. Dia de doar
    17. Dia dos namorados
    18. Dublê de corpo
    19. Edição do Colecionador
    20. Elogios da cor
    21. Flavia e Nando
    22. IAC
    23. Instituto Reciclar
    24. Lançamentos
    25. Lembre-se de lembrar
    26. Manuela e Rafael
    27. Múltipla de Múltiplos
    28. Múltiplos Inhotim
    29. Múltiplos Pivô
    30. Myxathesys
    31. Nazareno
    32. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    33. O que emana da água
    34. O tempo e os tempos
    35. PALAVRA-COISA
    36. Releituras da natureza-morta
    37. Sp Arte 2014
    38. Sp Arte 2017
    39. SP Arte Foto 2015
    40. Tão diferentes, tão atraentes
    41. Toscana: caminhos e constrastes
    42. Universo
    43. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10