Carbono Galeria - Elegia mineira (tríptico) - Adriana Varejão

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Adriana Varejão

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Varejão é pintora e também trabalha com escultura, desenho, instalação e fotografia. No fim da década de 1980, Varejão produz telas com espessas camadas de tinta, tendo como parâmetro as... veja mais

Elegia mineira (tríptico)
Fotografia
Técnica
Fotografia digitalizada
Data
2012
Edição
10 + 3PA

"Fiz essa obra durante o tempo que morava em Minas Gerais. Tinha acabado de ler o maravilhoso livro do Lúcio Cardoso, Crônica da Casa Assassinada, que fala da história de uma família em uma fazenda, onde a casa é como se fosse um grande organismo vivo. Esse trabalho fala da memória, da intimidade, das entranhas descobertas, das testemunhas silenciosas. Como se costuma dizer, as paredes têm ouvidos."

Adriana Varejão 

A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

Mais obras deste artista
  1. Castelinho de areia
  2. Castelo da Sereia
  3. Olho carnívoro
Biografia

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Varejão é pintora e também trabalha com escultura, desenho, instalação e fotografia. No fim da década de 1980, Varejão produz telas com espessas camadas de tinta, tendo como parâmetro as igrejas barrocas brasileiras e sua azulejaria, como em Altar I, 1987. Posteriormente, passa a apropriar-se de imagens da história do Brasil, retomando representações etnográficas de indígenas e negros, como, por exemplo, as ilustrações do livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, de Debret (1768 - 1848), para comentar o processo de miscigenação no país e a violência do processo de colonização. A artista percorre, assim, o repertório de imagens relacionadas ao Período Colonial brasileiro: os azulejos, os mapas e os registros dos viajantes.

Em outras obras, utiliza cacos de louça e pratos da Companhia das Índias, que são moldados e pintados pela artista, como em Linha do Equinócio II, 1997. Adriana Varejão faz também incisões e suturas em suas telas, como ocorre em Filho Bastardo II, 1997 ou em Parede com Incisões a la Fontana, 2000, nas quais, por meio dos cortes, deixa entrever uma matéria interna, que tem a aparência de carne. Também reproduz em seus quadros fragmentos anatômicos, fazendo referências a esquartejamentos e canibalismo, em obras de grande densidade simbólica.

Suas obras estão presentes em acervos de importantes instituições, entre elas The Metropolitan Museum of Art, New York; Solomon R. Guggenheim Museum, New York; Museum of Contemporary Art San Diego; Tate Modern, London; Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris; Fundación “la Caixa”, Barcelona; Stedelijk Museum, Amsterdam; Hara Museum, Tokyo e Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Já realizou exposições individuais em diversas instituições internacionais como Dallas Contemporary, Texas, 2015; The Institute of Contemporary Art, Boston, 2014; Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina, 2013; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2013; Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012; Hara Museum, Tokyo, 2007; Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, 2005 ; Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2005 e Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e Brasília, 2001. Participou de diversas bienais como Coimbra, 2015, Bienal do Mercosul, 1997, 2005 e 2015, Istambul, 2011, Bucareste, 2008, Liverpool, 1999 e 2006, SITE Santa Fé, 2004, Sidney 2001 e São Paulo, 1994 e 1998, entre outras. Um pavilhão permanente dedicado à sua obra pode ser visto no Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Adriana Varejão recebeu o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contempora?nea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o Grande Pre?mio da Crítica, da Associac?ão Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela exposic?ão Histórias às margens, realizada em 2012/13 no MAM SP, MAM Rio e MALBA.

 

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Dallas Contemporary, 2015 

Fundacao Cartier, Paris, 2005

ICA, Boston, 2014

Inhotim, 2008

MAM RJ, 2013

   
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Dia de doar
    15. Dia dos namorados
    16. Dublê de corpo
    17. Elogios da cor
    18. Instituto Reciclar
    19. Lançamentos
    20. Lembre-se de lembrar
    21. Lista de Casamento Catharina e Ricardo
    22. Múltipla de Múltiplos
    23. Múltiplos Pivô
    24. Myxathesys
    25. Nazareno
    26. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    27. O tempo e os tempos
    28. PALAVRA-COISA
    29. Releituras da natureza-morta
    30. Sp Arte 2014
    31. Sp Arte 2017
    32. SP Arte Foto 2015
    33. Tão diferentes, tão atraentes
    34. Universo
    35. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10