Carbono Galeria - Galáxias - Antonio Dias

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

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Antonio Dias

Campina Grande, 1944 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Antonio Dias inicia sua carreira nos anos 1960 e destaca-se no Brasil e no exterior como um artista de vanguarda que trabalha com diversas técnicas. O artista ganhou bolsas e prêmios... veja mais

Galáxias
Objeto
Técnica
acrílico, mdf, foam, plástico, tecido, algodão com diversos tipos de impressão
Dimensões

( A x L x P)  7 x 79 x 44 cm
Data
1973/2014
Edição
93

No início dos anos 70, o artista plástico Antonio Dias idealizou, a partir do poema concretista "Galáxias" de Haroldo de Campos (1929-2003) um livro-instalação de mesmo título. O trabalho foi lançado na Casa Daros no Rio de Janeiro acompanhada por uma conversa com o artista, e na Casa das Rosas em São Paulo.

Quarenta anos e centenas de protótipos depois, a editora Lucia Bertazzo realiza a produção da edição, que consiste de 93 exemplares, todos numerados e assinados pelo artista. A caixa revestida por tecido com pinturas de galáxias (com imagens diferentes) e pesando nove quilos, contém dez caixas menores que, quando abertas, revelam objetos que se completam, abrigando 32 peças no total. O múltiplo, assim como o longo poema em prosa de Haroldo, é uma jornada épica através das galáxias, que no final das contas se assemelha a uma busca interior de autoconhecimento, tanto do pintor, quanto do poeta.




 

Biografia

Campina Grande, 1944 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Antonio Dias inicia sua carreira nos anos 1960 e destaca-se no Brasil e no exterior como um artista de vanguarda que trabalha com diversas técnicas. O artista ganhou bolsas e prêmios de importantes instituições, e morou em diversos países. Tendo participado de quatro edições da Bienal de São Paulo (16ª, 22ª, 24ª e 29ª), sua obra ainda esteve presente na 1ª Bienal do Mercosul, 12ª Bienal da Turquia, 39ª Bienal de Veneza e na 8ª Bienal de Paris, quando ganhou o prêmio de pintura. Suas obras integram coleções particulares em todo o mundo e coleções públicas como Museum of Modern Art – MoMA (EUA), Daros Foundation (Alemanha), Itaú Cultural, MAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras.

Nos anos 1950, Dias muda-se da Paraíba para o Rio de Janeiro. É quando desenvolve seus primeiros trabalhos sob orientação de Oswaldo Goeldi. Antonio Dias esteve presente ativamente nos movimentos de vanguarda dos anos 1960 e 70, e participou de exposições como Opinião 65 e Nova objetividade brasileira; assinou a Declaração dos princípios básicos da vanguarda, ao lado de outros artistas como Hélio Oiticica e Lygia Pape, defendendo a liberdade de criação e o uso de uma nova linguagem, em um momento de tensão política no Brasil.

Em 1966, inicia a série The Illustration of Art, trabalho que marca sua carreira e posiciona Dias como um artista que une a poesia concreta e o neoconcretismo de seus antepassados a uma pesquisa conceitual bastante particular. Na década de 1970, além de ganhar a bolsa Guggenheim, o artista viaja ao Nepal, onde aprende técnicas de produção em papel artesanal que são integradas ao seu trabalho. Simultaneamente, mune-se das mais diversas mídias para desenvolver suas obras: os trabalhos de Dias em vídeo, fotografia, escultura, gravura, audioarte, instalação e objetos têm a mesma força poética que as pinturas, sempre presentes e de crucial importância no decorrer de sua trajetória. Paulo Sergio Duarte, em texto de 2004, declara que “sem nunca abrir mão de uma investigação reflexiva, evidente mesmo quando atribuíam ao seu trabalho a qualidade de ‘visceral’, nos anos 60, não tem medo da escala e das articulações problemáticas”. 

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Derrotas e vitórias (para Bento), video instalação de 2006.

Cabeças é uma instalação de 1968, composta de dez cubos pretos, cada um com uma fenda. “São urnas para “depositar desejos, mistérios, revelações que não poderiam ser feitas”, declara Dias”. (fonte: Antonio Dias: Works 1965-1999 Editora Cosac Naify)

Nota sobre a morte imprevista é um trabalho do início da carreira de Antonio Dias, datado de 1965. A pintura a óleo sobre tecido e madeira faz parte do acervo do artista. Foto: Vicente de Mello

   
Bibliografia
Titulo Antonio Dias
Autor Paulo Herkenhoff
Editora Cosac Naify
Páginas 144
Titulo Antonio Dias: Anywhere is my land
Autor Hans Michael Herzog, Sonia Salzstein
Editora Dap-Distributed Art
Páginas 188
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Desenho
    3. Escultura
    4. Fotografia
    5. Gravura
    6. Instalação
    7. Joia
    8. Objeto
    9. Pintura
    10. Relevo de parede
    11. Serigrafia
    12. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Art Rio 2014
    5. ArtRio 2015
    6. Camila Castanho e Gabriel Dib
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Paulo Venancio Filho
    10. Dia de doar
    11. Dia dos namorados
    12. Dublê de corpo
    13. Fabiana e Cristian
    14. Instituto Reciclar
    15. Lançamentos
    16. Laura Buchamar e Paulo Rogério
    17. Lembre-se de lembrar
    18. Múltipla de Múltiplos
    19. Myxathesys
    20. Nazareno
    21. O tempo e os tempos
    22. Releituras da natureza-morta
    23. Sp Arte 2014
    24. Sp Arte 2017
    25. SP Arte Foto 2015
    26. Universo
    27. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10