Carbono Galeria - Lago do corpo - Ernesto Neto

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

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Ernesto Neto

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Os trabalhos de Ernesto Neto situam-se entre a escultura e a instalação. No início da carreira, sua trajetória é marcada pelas obras dos artistas José Resende e Tunga, na exploração da articulação... veja mais

Lago do corpo
Escultura
Técnica
crochê de malha de algodão, voil de algodão e pedras semipreciosas
Dimensões

( A x L x P)  24 x 24 x 4 cm
Data
2016
Edição
19

“Essa obra foi feita para acontecer fora dos nossos olhos e dentro das nossas cabeças." Com estas palavras, Ernesto Neto quer dizer que Lago do Corpo não deve apenas ser admirada, mas também vestida, já que pode ser colocada no pescoço como um colar. A trama de crochê feita com malha de algodão colorida envolve pedras ametistas em seu interior: a pedra tem a função de proteger quem a está usando ou quem está a admirando. O ato de andar por aí vestindo uma obra de arte faz com que ela “aconteça” em qualquer lugar e a todo momento. Para Ernesto Neto, qualquer peça é uma obra de arte e todos somos artistas.

 

A proteção da pedra é somada ao símbolo onde ela está inserida: um círculo que remete ao infinito, a um mundo de possibilidades.

 

A obra é numerada e assinada e acompanha certificado de autenticidade.
 

Biografia

Rio de Janeiro, 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Os trabalhos de Ernesto Neto situam-se entre a escultura e a instalação. No início da carreira, sua trajetória é marcada pelas obras dos artistas José Resende e Tunga, na exploração da articulação formal e simbólica entre matérias diversas. Na obra A-B-A (chapa-corda-chapa), de 1987, explora a tensão estabelecida entre chapas retangulares de ferro, unidas por uma corda de nylon. Opta por procedimentos construtivos simples, que envolvem a articulação desses materiais também em relação ao ambiente circundante.

Na instalação Copulônia de 1989, insere pequenas esferas de chumbo em meias de poliamida, que pendem do teto ou se apresentam dispostas no chão. Explora assim o peso do metal, a plasticidade proporcionada pelas pequenas esferas e a aparente fragilidade do tecido. A utilização de meias de poliamida marca a trajetória do artista em relação ao abandono gradual de elementos construtivos mais rígidos e a busca de materiais mais flexíveis e cotidianos.

Na segunda metade da década de 1990, Ernesto Neto passa a realizar esculturas nas quais emprega tubos de malha fina e translúcida, preenchidos com especiarias, de variadas cores e aromas: açafrão, urucum, cominho, pimenta-do-reino moída ou cravo em pó. Em algumas obras, os amontoados de temperos são dispostos no chão enquanto as extremidades dos tubos de tecido são amarradas no teto, gerando a verticalidade das esculturas e também uma interação com o espaço expositivo. As esculturas apresentam alusões ao corpo humano, no tecido que se assemelha à epiderme e nas formas sinuosas que se estabelecem no espaço. Os títulos dos trabalhos reiteram a intenção do artista de situar o corpo humano na centralidade de sua obra: O Céu É a Anatomia do Meu Corpo ou Acontece na Fricção dos Corpos, ambas de 1998.

No fim da década de 1990, Ernesto Neto passa a elaborar estruturas de tecido transparente e flexível, que podem ser penetradas pelo público. Algumas dessas esculturas são denominadas naves. Na opinião do crítico de arte Moacir dos Anjos, nas naves pode ser percebida a inspiração em trabalhos de Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Ernesto Neto realiza ainda um outro grupo de trabalhos nos quais revela a vontade de capturar o corpo humano no interior das esculturas, como ocorre com Humanóides de 2001, nas quais o espectador veste a escultura, o que transmite uma sensação de conforto e aconchego. Em trabalhos apresentados entre 2002 e 2003, ele utiliza basicamente luz e tecidos. Cria superfícies de lycra, dentro das quais o espectador pode caminhar, ficando imerso em campos de cor. O tecido deixa de ser o recipiente para os pigmentos e tornar-se, simultaneamente, matéria e cor.

O artista cria em suas obras espaços de intercâmbio, que solicitam do espectador a superação da experiência meramente visual, aguçando seus sentidos. O corpo prevalece como eixo de sua proposta. Emprega constantemente formas que se tocam no espaço, estabelecendo sugestões de sensualidade e de união física, presentes em grande parte de sua produção.

Entre as exposições mais recentes do artista estão: Yub? Jibóia Boa, no Museum of Contemporary Art Kiasma em Helsinki, Finlândia, em 2016;  Finland The Jaguar and the Boa, no Kunsten Museum of Modern Art Aalborg, Dinamarca, em 2016; Sacred Secret, Thyssen-Bornemisa Art Contemporary - TBA21, em Vienna, Austria, em 2015; Coletiva de Verão, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, 2014-2015; The Body that Carries Me, Guggenheim Bilbao, Espanha, 2014; entre outras. Suas obras estão em importantes coleções do mundo, tais como: 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Japõ; Centre Georges Pompidou, Paris, França;  Fundació La Caixa, Barcelona, Espanha; Fundación Televisa, México; Henry Art Gallery, University of Washington, Seattle, USA; Inhotim Centro de Arte Contemporânea, Brumadinho, Brasil; entre outras.

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Vista da exposição Ernesto Neto: Dengo em MAM-SP, São Paulo, Brasil, 2010

Vista da exposição Não tenha medo do seu corpo, Galeria e Galpão Fortes Vilaça, 2012

Vista da exposição Paxpa – There is a Forest encantada inside of us em Arp Museum Bahnhof Rolandseck, Remagen, Alemanha, 2014

Vista da exposição Madness is part of life em Espace Louis Vitton, Tóquio, Japão, 2012

Vista da exposição Hiper Cultura Loucura en el Vertigo del Mundo em Faena Arts Center, Buenos Aires, Argentina, 2011

   
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  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10