Carbono Galeria - Maxwell agachado - Gustavo Rezende

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Gustavo Rezende

Passa Vinte, MG, 1960, Vive e trabalha em São Paulo

Em 1984, forma-se na Faculdade de Belas-Artes, em São Paulo, e realiza sua primeira exposição individual na Pinacoteca do Estado, São Paulo: Paisagens Urbanas. Até o final da década de 80, participa de várias exposições... veja mais

Maxwell agachado
Escultura
Técnica
pintura eletrostática s/ bronze
Dimensões

( A x L x P)  24 x 19 x 19 cm
Data
2016
Edição
20 + 3PA

Gustavo Rezende faz um jogo intelectual, arquitetônico e de escala com os autorretratos em pequenas esculturas. O artista explora diferentes materiais, da madeira ao bronze. Em suas obras, o título é sempre determinante para que se entenda sua proposta. Maxwell, ironicamente, já foi retratado em várias posições, neste caso o personagem está agachado.

“A obra de Gustavo Rezende é uma narrativa original a respeito do sujeito-artista, uma obra de caráter autobiográfico e que articula questões que unem o imaginário das artes visuais e da literatura com questões contemporâneas de identidade e gênero”, afirma Ivo Mesquita.

Biografia

Passa Vinte, MG, 1960, Vive e trabalha em São Paulo

Em 1984, forma-se na Faculdade de Belas-Artes, em São Paulo, e realiza sua primeira exposição individual na Pinacoteca do Estado, São Paulo: Paisagens Urbanas. Até o final da década de 80, participa de várias exposições coletivas no Brasil e no exterior e é convidado para mostras individuais no MAC-USP, onde apresenta uma instalação, e na Galeria Funarte. No início dos anos 90 é selecionado em dois programas de exposições: no Projeto Macunaíma, do Instituto Brasileiro de Arte Contemporânea/Funarte, e no programa de exposições do Centro Cultural São Paulo, dirigido por Sônia Salzstein. Integra também, em 1991, a Bienal de Havana e o Panorama da Arte Atual Brasileira, organizado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em 1993, recebe o Prêmio British Council Fellowship. No ano seguinte, com bolsa para estadia de um ano, é convidado para o programa de mestrado do Goldsmiths College, em Londres (Inglaterra), com o patrocínio do Conselho Britânico de São Paulo. Em Londres participa de exposições coletivas na Chisenhale Gallery e na Mall Galleries. Em 1995, de volta ao Brasil, apresenta no MAMSP as esculturas criadas e produzidas no Goldsmith College, que hoje integram o acervo da Pinacoteca do Estado.

Em 1996, realiza individual no Espaço Cultura Sergio Porto, e em 1999, integra, mais uma vez, o Panorama da Arte Brasileira com O Paradoxo de Thompson Clark e os Pesadelos de Mark. Em 2000, ganha a Bolsa Vitae de Artes com o projeto A Gratidão do Reencontro. Os resultados da pesquisa desenvolvida com a premiação são apresentado no ano seguinte em individual que traz texto crítico de Tadeu Chiarelli.

Desde 1995, leciona expressão tridimensional no curso de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Em 2004, conclui o doutorado em Poéticas Visuais – Produção Refletiva: Arte, Sujeito e Espaço –, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a orientação de Carlos Fajardo. Em 2006, permanece por seis meses em Paris como artista residente na Cité Internationale des Arts/Estúdio Faap. Desde então, a evolução de seu trabalho tem sido objeto de diversas exposições individuais e coletivas, tendo recebido em 2010 o Prêmio Aquisição Pinacoteca do Estado na 6ª edição da SP-Arte, com a obra A Passagem do Tempo e a Natureza do Amor. Em 2013, a Pinacoteca do Estado organiza uma exposição individual de Gustavo Rezende, com curadoria de Ivo Mesquita.

Sua obra participa de importantes coleções públicas como: Centro Cultural Candido Mendes (Rio de Janeiro), Instituto Figueiredo Ferraz (Ribeirão Preto), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (São Paulo), Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/Coleção Gilberto Chateaubriand (Rio de Janeiro), Novo Museu dos Açores (Portugal).

Destaques da Carreira

Maxwell deitado

Exposição na Pinacoteca do Estado, 2014

Vista da exposição na Marília Razuk, 2013

Maxwell olhando

Maxwell sentado

   
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Dia de doar
    15. Dia dos namorados
    16. Dublê de corpo
    17. Elogios da cor
    18. IAC
    19. Instituto Reciclar
    20. Lançamentos
    21. Lembre-se de lembrar
    22. Lista de Casamento Carolina e Renato
    23. Lista de Casamento Catharina e Ricardo
    24. Múltipla de Múltiplos
    25. Múltiplos Pivô
    26. Myxathesys
    27. Nazareno
    28. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    29. O tempo e os tempos
    30. PALAVRA-COISA
    31. Releituras da natureza-morta
    32. Sp Arte 2014
    33. Sp Arte 2017
    34. SP Arte Foto 2015
    35. Tão diferentes, tão atraentes
    36. Universo
    37. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10