Carbono Galeria - Native Fountain C - Juan Fontanive

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Juan Fontanive

Cleveland, 1977 | Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos.

Juan Fontanive é um artista que se interessa pelo movimento sequencial e repetitivo. Suas obras exploram os mecanismos e as sonoridades dos primeiros filmes, principalmente os experimentais, bem como animações em stop-motion. Com... veja mais

Native Fountain C
Escultura
Técnica
Esmalte em fibra de carbono, aço inoxidável, rolamentos, corda de uretano, mecanismo de engrenagem e motor
Dimensões

( A x L)  1 x 1 cm
Data
2014
Edição
10

"Native Fountain" é uma escultura com movimento intermitente, obtido através de um sistema que alia um motor ao mecanismo de Genebra. Todas as peças retangulares possuem uma cor diferente em cada lado (as combinações nunca são as mesmas) e se movem em dois sentidos: giram circularmente e se viram, alternando a cor a ser vista. A configuração e a composição de cores desta obra são modificadas a cada novo ciclo de movimento. O movimento se completa e alguns segundos depois, se inicia novamente. Além disso, o tilintante som produzido pelo giro das peças, assim como a imagem criada, nos fazem pensar em pequenas quedas de água ou em folhas de árvores levadas pelo vento. A ideia das barras coloridas como elementos sequenciais podem fazer referência a padrões tribais, enquanto o som produzido pelo giro das peças nos remeter à água em queda. Foi pensando nestes aspectos que o artista nomeou a obra "Native Fountain". O trabalho possui dimensões variadas, que podem ser maiores ou menores, de acordo com o espaço para sua instalação. Todos os elementos foram feitos à mão pelo artista.

Clique aqui para ver o vídeo da obra.

Mais obras deste artista
  1. Cat's Eyes
  2. Ikhthys
  3. Native Fountain
  4. Passerine
  5. Timelines A
  6. Together
  7. Vivarium A
Biografia

Cleveland, 1977 | Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos.

Juan Fontanive é um artista que se interessa pelo movimento sequencial e repetitivo. Suas obras exploram os mecanismos e as sonoridades dos primeiros filmes, principalmente os experimentais, bem como animações em stop-motion. Com formação em literatura, na Syracuse University, e animação, na The Royal College of Art, o artista já expôs no New Museum (Nova York), na Fundação Gulbenkian (Lisboa), no Kinetica Museum (Londres), na The Royal Academy of Art (Londres), entre outros, e ganhou os prêmios Jerwood Painting Prize (2010), Desmond Preston Drawing Prize (2004) e Louise Wetherbee Phelps Award for Writing (1999).

Em todos os trabalhos de Fontanive, não somos convidados somente a ver. Suas obras questionam a visão como sentido mais importante, nos levando a explorar todos eles. Em obras como “Rubi” (2013) ou “Ornithology” (2013), o artista dá vida a seus desenhos de  beija-flor ao lhes conceder movimento através de um motor que faz girar as diversas páginas, com os pássaros em diferentes posições. O giro das folhas cria também um som que alude ao bater de asas desse pássaro, levando-nos a um envolvimento ainda maior com seu vôo .

O desenho é uma linguagem também bastante explorada por Fontanive. Em Accident 1, River 2 (2006), desenhos de um ciclista em diferentes posições são inseridos em uma roda de bicicleta. A partir do giro da roda, o ciclista parece deslocar-se. Assim, o velho objeto ganha novo sentido e uso a partir do desenho animado.

O artista explora bastante tecnologias analógicas. Estas,  diferente do que ocorre do universo digital, vem sempre acompanhadas do barulho, fato apreciado pelo artista, que sempre tira partido desse som natural dos motores e contato entre peças.  Além disso, Fontanive escolhe todos os elementos que irão compor a obra, desde as roldanas, os cabos, as polias, entre outros, criando assim um interesse completo em seus objetos, não somente nos desenhos ou no que efetivamente se movimenta (como placas coloridas).

Em Movement # 1 (2008), o complexo sistema de polias, cabos de aço e hastes coordena o movimento e mantém a rotação dos finos discos metálicos pintados de preto e branco em perfeita sintonia. O movimento é constante e sincronizado, como se todas as peças dançassem ao som das mesmas batidas.

Segundo ele, produz filmes, mas sem usar a luz, já que suas obras não acontecem em telas. Suas obras estão mais próximos do flipbook associado a motores, responsáveis por mantém seu constante movimento. Dessa forma, Fontanive dá vida aos seres que desenha com maestria.  

  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Alexandre e Gabriela
    5. Américas Amigas
    6. Art Rio 2014
    7. ArtRio 2015
    8. Cinéticos e Construtivos
    9. Curadoria Agnaldo Farias
    10. Curadoria Daniel Rangel
    11. Curadoria Ligia Canongia
    12. Curadoria Maria Montero
    13. Curadoria Paulo Miyada
    14. Curadoria Paulo Venancio Filho
    15. Curadoria Vanda Klabin
    16. Dia de doar
    17. Dia dos namorados
    18. Dublê de corpo
    19. Edição do Colecionador
    20. Elogios da cor
    21. Flavia e Nando
    22. IAC
    23. Instituto Reciclar
    24. Lançamentos
    25. Lembre-se de lembrar
    26. Manuela e Rafael
    27. Múltipla de Múltiplos
    28. Múltiplos Inhotim
    29. Múltiplos Pivô
    30. Myxathesys
    31. Nazareno
    32. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    33. O que emana da água
    34. O tempo e os tempos
    35. PALAVRA-COISA
    36. Releituras da natureza-morta
    37. Sp Arte 2014
    38. Sp Arte 2017
    39. SP Arte Foto 2015
    40. Tão diferentes, tão atraentes
    41. Toscana: caminhos e constrastes
    42. Universo
    43. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10