Carbono Galeria - Natureza-morta com tubo de cobre - Angelo Venosa

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Angelo Venosa

São Paulo, 1954 | Trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Madeira, mármore, ossos, metal, tecido, cordas, acrílico, papel, cera: todos esses materiais já foram submetidos às mãos do artista Angelo Venosa, principalmente sob a forma de esculturas. O artista possui esculturas públicas instaladas... veja mais

Natureza-morta com tubo de cobre
Escultura
Técnica
impressão FDM, termoplásticos e cobre
Dimensões

( A x L x P)  10 x 12 x 112 cm
Data
2015
Edição
10 + 2 PA

Na obra Natureza morta com tubo de cobre, Angelo Venosa ativa nosso imaginário e nos leva a diversas conexões com o universo natural, que não podem ser, no entanto, diretas e afirmativas. São muitos os possíveis paralelos e combinações.

A obra é composta por um bastão metálico que possui dois elementos diferentes em suas pontas. Um eles tem uma volumetria bastante complexa, com cavidades e protuberâncias. Conecta-se, em termos formais, com a ossatura de algum animal, até mesmo com um crânio.  Já a outra ponta possui um elemento que se assemelha a uma gota, uma seiva, um elemento da natureza.

Além disso, Venosa novamente realiza uma mistura interessante de materiais e texturas. O artista cria um tratamento superficial que faz parecer que toda a peça é feita de metal nos tons prateado e rosado, no entanto, parte dela é realizada com um plástico rígido e leve que pode ser moldado em processo industrial e o restante em cobre.  

Este trabalho vem acompanhado de certificado de autenticidade.

Mais obras deste artista
  1. Anjo
  2. Sem título
Biografia

São Paulo, 1954 | Trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Madeira, mármore, ossos, metal, tecido, cordas, acrílico, papel, cera: todos esses materiais já foram submetidos às mãos do artista Angelo Venosa, principalmente sob a forma de esculturas. O artista possui esculturas públicas instaladas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na praia do Leme. Seu trabalho também está presente nas coleções de importantes museus como o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre outros. Participou da Bienal de Veneza, em 1993; da Bienal de São Paulo, em 1987; e da Bienal do Mercosul, em 2005. Angelo Venosa começa a produzir suas obras durante os anos 1980, período que culminou com o surgimento de muitos artistas que trabalhavam com a pintura. Mas Venosa decidiu tomar a direção contrária de seus contemporâneos, cada vez mais se aproximando da escultura. Integrou, inclusive, o “Ateliê da Lapa”, ao lado de Daniel Senise, Luiz Pizarro e João Magalhães, onde ele era o único que fazia obras tridimensionais.

A partir do uso simultâneo de materiais que não necessariamente têm relações uns com os outros, o trabalho desse artista muitas vezes causa inquietação ou estranheza. As oposições entre orgânico e inorgânico, figurativo e abstrato também permeiam sua obra, resultando em trabalhos que lembram partes do corpo, fósseis, ou objetos ancestrais. Assim, os elementos mais diversos são manipulados por Venosa, em esculturas que não se situam nem na ordem do orgânico nem do inorgânico, que não são figurativas nem abstratas.

Para o crítico de arte Rodrigo Naves, “a relação entre forma e natureza estabelecida por Venosa não é a figuração de um problema surgido em outro âmbito, a tradução visual de questões que lhe são exteriores. Inversamente, a arte é o lugar por excelência da configuração desse tipo de questões – o que já diz muito do seu projeto artístico”.

Em 2012, Angelo Venosa apresentou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro uma exposição retrospectiva que foi escolhida entre as dez das melhores do ano pelo jornal O Globo, onde exibiu trabalhos produzidos desde 1995 até hoje. 

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Obra de 225 x 200 x 200 cm, executada em chapas de alumínio composto, que participou de uma grande retrospectiva de Angelo Venosa no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012.

Obra em lâminas de acrílico preto e branco, com mais de 1 metro de comprimento, que fez parte da exposição "BUZZ", em 2012, com curadoria de Vik Muniz.

Na obra Turdus, Angelo Venosa criou, a partir do crânio de um sabiá, uma escultura em grande porte que foi exibida junto a outras da mesma série na Casa de Cultura Laura Alvim – RJ.

   
Bibliografia
Titulo Angelo Venosa
Autor Luiz Camillo Osorio (org.)
Editora Cosac Naify
Páginas 272
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Art Rio 2014
    5. ArtRio 2015
    6. Cinéticos e Construtivos
    7. Curadoria Agnaldo Farias
    8. Curadoria Maria Montero
    9. Curadoria Paulo Venancio Filho
    10. Dia de doar
    11. Dia dos namorados
    12. Dublê de corpo
    13. Instituto Reciclar
    14. Lançamentos
    15. Lembre-se de lembrar
    16. Lista Casamento Caroline Cordeiro e Fernando Rocha
    17. Lista de Casamento Fabiana e Cristian
    18. Lista de casamento Gabriella e Thiago
    19. Múltipla de Múltiplos
    20. Myxathesys
    21. Nazareno
    22. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    23. O tempo e os tempos
    24. Releituras da natureza-morta
    25. Sp Arte 2014
    26. Sp Arte 2017
    27. SP Arte Foto 2015
    28. Universo
    29. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10