Carbono Galeria - PIN - Laura Vinci

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Laura Vinci

São Paulo, 1962 | Trabalha em São Paulo

 

Iniciando sua produção nos anos 1980, a artista volta seu interesse ao espaço e suas configurações. Apesar de utilizar materiais diferentes ao longo de sua produção, estes materiais acabam se relacionando por suas características de cor,... veja mais

PIN
Instalação
Técnica
latão banhado a ouro
Dimensões

( A x L x P)  5.5 x 0.5 x 27 cm
( A x L x P)  5.5 x 0.5 x 22 cm
( A x L x P)  5.5 x 0.5 x 17 cm
Data
2016
Edição
40 (cada tamanho)

PIN tem relação direta com a arquitetura que ela se encontra, a partir do momento em que ela é fincada nas paredes. Esta relação da sua obra com o espaço que ela ocupa tem presença constante nos trabalhos de Laura Vinci. O interesse da artista é que as peças sejam posicionadas de forma livre, em locais até inusitados, podendo também se relacionar com outras obras na parede.

A escolha do material é relacionada, também, com o tempo. O latão banhado a ouro se comporta de diferentes formas em diferentes ambientes, dependendo de como a luz o toca.  

A obra se apresenta em três tamanhos - P, M e G - com edição de 40 cada, e vem acompanhada de certificado assinado pela artista.

Conjunto de 3 PINs R$ 1.500,00
Conjunto de 5 PINs R$ 2.250,00
Conjunto de 10 PINs R$ 4.600,00

Mais obras deste artista
  1. Full Half Hour I, II, III e IV
  2. Laquinha (cor verde)
  3. Pretinha
  4. Pretinha
  5. Pretinha
  6. roda mundo
  7. três linhas
  8. X vermelho
  9. Zero Hora
Biografia

São Paulo, 1962 | Trabalha em São Paulo

 

Iniciando sua produção nos anos 1980, a artista volta seu interesse ao espaço e suas configurações. Apesar de utilizar materiais diferentes ao longo de sua produção, estes materiais acabam se relacionando por suas características de cor, materialidade e fluência, ou por serem diferentes estados de uma mesma matéria, como mármore, pó e vidro, ou água, gelo e vapor.

Para a exposição Arte/Cidade III, em 1997, Laura transforma um edifício em uma espécie de ampulheta, ao deixar o pó da decomposição do prédio escapar por um furo em sua laje, fazendo com que ele caísse de uma andar para o outro.

Máquina do mundo, de 2005, ocupa uma sala do Inhotim com pó de mármore extremamente fino e uma espécie de máquina que engendraria esse sistema. Ainda utiliza mármore, maçãs e vidro em Ainda viva; e um piano e vapor em Choro. Todos estes trabalhos tratam da silenciosa passagem do tempo, um tema constante de sua obra que, ao lado de investigações sobre a natureza e os estados da matéria, sedimenta a pesquisa da artista.

A artista participou de importantes exposições coletivas e individuais, entre as quais se destacam a 26ª Bienal de São Paulo, as 2ª, 5ª e 7ª edições da Bienal do Mercosul e a 10ª Bienal Internacional de Cuenca. Recentemente, contou com importantes exposições, inclusive no exterior: The Naked Magician, Bonnierskonsthall, Estocolmo, Suécia (2014); The Naked Magician, National Gallery of Denmark, Copenhagen, Dinamarca (2015); H, Fundação Prada (Cisterna), Milão, Itália (2017); Alfaiataria, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil (2018); I hope this finds you well, Tanya Bonakdar Gallery, Nova York, EUA (2019); Balé Literal, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil (2019). Sua obra integra coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Palazzo delle Papesse, na Itália.

De acordo com o crítico Paulo Sergio Duarte, “em contato com os seus trabalhos, experimentamos um tempo perdido, não o da memória proustiana, mas aquele que foi sequestrado pela vida contemporânea. Escultora, seu tempo adere à matéria mesmo que esta seja o vapor d’água”.

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Vistas da instalação Clara-clara, no centro de São Paulo para o Edital Arte na Cidade em 2012. Esta obra também foi apresentada na em Melbourne, na Austrália e no Rio de Janeiro. Foto: Inês Bonduki.

A instalação Mona Lisa, de 2001, é composta de bacias de vidro, água, tubos de cobre e resistências elétricas. A imagem mostra a obra instalada no Paço das Artes, em São Paulo.

A instalação Máquina do mundo, de 2004, remete ao poema de Carlos Drummond de Andrade, que se refere à máquina como uma espécie de essência da sabedoria metafísica do mundo. (Coleção Inhotim)

   
Bibliografia
Titulo Laura Vinci
Autor Laura Vinci
Editora Artedardo
Páginas 124
Titulo Laura Vinci
Autor Laura Vinci
Editora Edusp
Páginas 184
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Curadoria Vanda Klabin
    15. Dia de doar
    16. Dia dos namorados
    17. Dublê de corpo
    18. Edição do Colecionador
    19. Elogios da cor
    20. IAC
    21. Instituto Reciclar
    22. Lançamentos
    23. Lembre-se de lembrar
    24. Lista de Casamento Alexandre e Gabriela
    25. Múltipla de Múltiplos
    26. Múltiplos Inhotim
    27. Múltiplos Pivô
    28. Myxathesys
    29. Nazareno
    30. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    31. O que emana da água
    32. O tempo e os tempos
    33. PALAVRA-COISA
    34. Releituras da natureza-morta
    35. Sp Arte 2014
    36. Sp Arte 2017
    37. SP Arte Foto 2015
    38. Tão diferentes, tão atraentes
    39. Toscana: caminhos e constrastes
    40. Universo
    41. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10