Carbono Galeria - Rio 40º - Marcos Chaves

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Marcos Chaves

Rio de Janeiro, 1961 | Trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Marcos Chaves inicia sua produção na década de 1980 e trabalha principalmente com a fotografia, além de criar vídeos, instalações, obras em espaços públicos e esculturas. Participou das 1ª e 5ª edições... veja mais

Rio 40º
Objeto
Técnica
Tapeçaria digital
Dimensões

( A x L x P)  135 x 190 x 2 cm
Data
2009/2014
Edição
25

Numa tarde de calor no Rio de Janeiro, os olhos de Marcos Chaves encontraram o Pão de Açúcar. Não o morro em si, mas sua imagem em pleno asfalto, onde a faixa branca encontra o negro brilhante e quente. Sua imagem foi capturada em fotografia e transformada em tapeçaria. Podemos, então, tocar com os pés o mais importante cartão postal carioca.

Mais obras deste artista
  1. Boca
  2. Chaves
  3. Desculpe o transtorno
  4. Não falo duas vezes
  5. Olympic Rio
Biografia

Rio de Janeiro, 1961 | Trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.  

Marcos Chaves inicia sua produção na década de 1980 e trabalha principalmente com a fotografia, além de criar vídeos, instalações, obras em espaços públicos e esculturas. Participou das 1ª e 5ª edições da Bienal do Mercosul, da 25ª Bienal de São Paulo, da 54ª Bienal de Veneza, entre outras importantes exposições na América do Sul e do Norte, Ásia, Europa, Austrália e África. Sua obra integra as coleções do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do Centro per l’Arte Contemporanea Luigi Pecci (Itália), entre outras coleções particulares. Foi contemplado com diversos prêmios, como o do IV Salão MAM da Bahia e o Espírito Santo Investment Award.

Pautado pela fotografia, o trabalho de Chaves transforma situações cotidianas, extraindo cenas improváveis de momentos banais. É o caso da série Buracos, fotografias de grandes buracos encontrados em ruas sem manutenção, ou da série Retratos, composta de fotos de vassouras que, encostadas na parede, ganham expressões humanas. Outro tema frequente na obra do artista é a cidade do Rio de Janeiro. O artista explora, em trabalhos como Eu só vendo a vista, Mar Ave Ilha e toda a série da sua exposição Pieces, questões relacionadas à paisagem ou aos ícones da cidade, como o Pão de Açúcar. Paralelamente, o humor, a ironia e o uso das palavras, culminando em poesias visuais, perpassam todo o conjunto de sua obra, seja ela em fotografia, vídeo ou em instalações e projetos de arte pública.

De acordo com Simon Kirby, em texto sobre sua exposição individual Pieces, o trabalho de Marcos Chaves relaciona-se “à dinâmica de posicionar elementos no espaço. Aqui [nos trabalhos de Pieces], perspectivas inversas distanciam o primeiro plano e trazem para a frente objetos distantes. Seus múltiplos pontos de vista nos convidam a deslocar nossa posição visual e a criar nossas próprias narrativas: o macaco pula de galho em galho; a luz no horizonte muda; aquela ilha única torna-se um arquipélago pessoal fictício, talvez até melancólico, e cheio de possibilidades. Enquanto boa parte da obra anterior de Chaves está preocupada com a criação de novos significados em momentos que seriam, de outro modo, esquecidos, estas obras basicamente apresentam ocasiões conscientes nas quais o artista, embora não visível fisicamente, está totalmente presente como um protagonista contemplativo”.

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Duas vista da instalação Logradouro: exposição individual no Itaú Cultural, São Paulo em 2001 e no Museu Vale do Rio Doce, Vila Velha em 2002

Eu só vendo a vista, trabalho múltiplo e intervenção urbana. Rio de Janeiro, RJ, 1997.

The Laughing Room, instalação que fez parte da exposição All About Laughter - The Role of the Humor in Contemporary Art, no Mori Art Museu, Tóquio, 2007.

Morrendo de Rir. Imagem digital com áudio. Trabalho de Marcos Chaves na XXV Bienal de São Paulo, 2002.

Vista da exposição Pieces, individual de Marcos Chaves na Galeria Nara Roesler, São Paulo, em 2011.

   
Bibliografia
Titulo Chaves
Autor Marcos Chaves
Editora Oi Futuro; Aeroplano
Páginas 334
Titulo Marcos Chaves
Autor Adolfo Montejo Navas, Ligia Canongia, Luisa Duarte
Editora Casa da Palavra
Páginas 176
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Alexandre e Gabriela
    5. Américas Amigas
    6. Art Rio 2014
    7. ArtRio 2015
    8. Cinéticos e Construtivos
    9. Curadoria Agnaldo Farias
    10. Curadoria Daniel Rangel
    11. Curadoria Ligia Canongia
    12. Curadoria Maria Montero
    13. Curadoria Paulo Miyada
    14. Curadoria Paulo Venancio Filho
    15. Curadoria Vanda Klabin
    16. Dia de doar
    17. Dia dos namorados
    18. Dublê de corpo
    19. Edição do Colecionador
    20. Elogios da cor
    21. Flavia e Nando
    22. IAC
    23. Instituto Reciclar
    24. Lançamentos
    25. Lembre-se de lembrar
    26. Manuela e Rafael
    27. Múltipla de Múltiplos
    28. Múltiplos Inhotim
    29. Múltiplos Pivô
    30. Myxathesys
    31. Nazareno
    32. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    33. O que emana da água
    34. O tempo e os tempos
    35. PALAVRA-COISA
    36. Releituras da natureza-morta
    37. Sp Arte 2014
    38. Sp Arte 2017
    39. SP Arte Foto 2015
    40. Tão diferentes, tão atraentes
    41. Toscana: caminhos e constrastes
    42. Universo
    43. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10