Carbono Galeria - roda mundo - Laura Vinci

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Laura Vinci

São Paulo, 1962 | Trabalha em São Paulo

 

Iniciando sua produção nos anos 1980, a artista volta seu interesse ao espaço e suas configurações. Apesar de utilizar materiais diferentes ao longo de sua produção, estes materiais acabam se relacionando por suas características de cor,... veja mais

roda mundo
Objeto
Técnica
misturador eletrônico, latão, granada, vidro e água
Data
2019
Edição
20 + 3PA

Na edição roda mundo, Laura Vinci recria alquimicamente um redemoinho em um frasco de laboratório a partir da tensão entre um imã, colocado no recipiente preenchido com água, e um misturador eletrônico, embutido em uma caixa metálica. Em contraposição, há um terceiro elemento estático: uma pedra de granada em “X” também imersa, entretando, impondo seu peso.

Dessa resultante, na centrifugação da substância líquida a artista miniaturiza o fenômeno causado, em natureza, pelo encontro de massas de água quente com entornos frios. Para aquilo de mais artificial e deslocado de lugar e proporção, nos faz lembrar sobre a congruência entre o místico e o natural.

 

Confira aqui o vídeo da obra.

Mais obras deste artista
  1. Full Half Hour I, II, III e IV
  2. Laquinha (cor verde)
  3. PIN
  4. Pretinha
  5. Pretinha
  6. Pretinha
  7. três linhas
  8. Zero Hora
Biografia

São Paulo, 1962 | Trabalha em São Paulo

 

Iniciando sua produção nos anos 1980, a artista volta seu interesse ao espaço e suas configurações. Apesar de utilizar materiais diferentes ao longo de sua produção, estes materiais acabam se relacionando por suas características de cor, materialidade e fluência, ou por serem diferentes estados de uma mesma matéria, como mármore, pó e vidro, ou água, gelo e vapor.

Para a exposição Arte/Cidade III, em 1997, Laura transforma um edifício em uma espécie de ampulheta, ao deixar o pó da decomposição do prédio escapar por um furo em sua laje, fazendo com que ele caísse de uma andar para o outro.

Máquina do mundo, de 2005, ocupa uma sala do Inhotim com pó de mármore extremamente fino e uma espécie de máquina que engendraria esse sistema. Ainda utiliza mármore, maçãs e vidro em Ainda viva; e um piano e vapor em Choro. Todos estes trabalhos tratam da silenciosa passagem do tempo, um tema constante de sua obra que, ao lado de investigações sobre a natureza e os estados da matéria, sedimenta a pesquisa da artista.

A artista participou de importantes exposições coletivas e individuais, entre as quais se destacam a 26ª Bienal de São Paulo, as 2ª, 5ª e 7ª edições da Bienal do Mercosul e a 10ª Bienal Internacional de Cuenca. Recentemente, contou com importantes exposições, inclusive no exterior: The Naked Magician, Bonnierskonsthall, Estocolmo, Suécia (2014); The Naked Magician, National Gallery of Denmark, Copenhagen, Dinamarca (2015); H, Fundação Prada (Cisterna), Milão, Itália (2017); Alfaiataria, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil (2018); I hope this finds you well, Tanya Bonakdar Gallery, Nova York, EUA (2019); Balé Literal, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil (2019). Sua obra integra coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e Palazzo delle Papesse, na Itália.

De acordo com o crítico Paulo Sergio Duarte, “em contato com os seus trabalhos, experimentamos um tempo perdido, não o da memória proustiana, mas aquele que foi sequestrado pela vida contemporânea. Escultora, seu tempo adere à matéria mesmo que esta seja o vapor d’água”.

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Vistas da instalação Clara-clara, no centro de São Paulo para o Edital Arte na Cidade em 2012. Esta obra também foi apresentada na em Melbourne, na Austrália e no Rio de Janeiro. Foto: Inês Bonduki.

A instalação Mona Lisa, de 2001, é composta de bacias de vidro, água, tubos de cobre e resistências elétricas. A imagem mostra a obra instalada no Paço das Artes, em São Paulo.

A instalação Máquina do mundo, de 2004, remete ao poema de Carlos Drummond de Andrade, que se refere à máquina como uma espécie de essência da sabedoria metafísica do mundo. (Coleção Inhotim)

   
Bibliografia
Titulo Laura Vinci
Autor Laura Vinci
Editora Artedardo
Páginas 124
Titulo Laura Vinci
Autor Laura Vinci
Editora Edusp
Páginas 184
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Curadoria Vanda Klabin
    15. Dia de doar
    16. Dia dos namorados
    17. Dublê de corpo
    18. Elogios da cor
    19. IAC
    20. Instituto Reciclar
    21. Lançamentos
    22. Lembre-se de lembrar
    23. Lista de Casamento Carolina e Dado
    24. Lista de Casamento Marina e Pedro
    25. Múltipla de Múltiplos
    26. Múltiplos Pivô
    27. Myxathesys
    28. Nazareno
    29. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    30. O que emana da água
    31. O tempo e os tempos
    32. PALAVRA-COISA
    33. Releituras da natureza-morta
    34. Sp Arte 2014
    35. Sp Arte 2017
    36. SP Arte Foto 2015
    37. Tão diferentes, tão atraentes
    38. Toscana: caminhos e constrastes
    39. Universo
    40. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10