Carbono Galeria - Sem título - Genilson Soares

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Genilson Soares

João Pessoa, 1940 | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Iniciando sua carreira como artista durante os anos 1970, Soares trabalha principalmente com fotografias, instalações e performances. Participou do grupo Arte/Ação, que investigava possíveis desdobramentos para a arte conceitual. Sua pesquisa mais recente... veja mais

Sem título
Instalação
Técnica
adesivos sobre parede e madeira e barra de aço inox polido
Dimensões

( A x L x P)  220 x 77 x 40 cm
Data
2014
Edição
15

A obra de Genilson Soares é marcada pela ilusão espacial . Em “Sem título”, o espaços é criado não somente pelo volume tridimensional fisicamente palpável, mas pela união dos objetos e do rebatimento de suas sombras e de seu desenho.

Biografia

João Pessoa, 1940 | Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Iniciando sua carreira como artista durante os anos 1970, Soares trabalha principalmente com fotografias, instalações e performances. Participou do grupo Arte/Ação, que investigava possíveis desdobramentos para a arte conceitual. Sua pesquisa mais recente estabelece relações com o espaço e a perspectiva, muitas vezes criando distorções e ilusões de ótica. Exibiu suas obras em seis edições da Bienal Internacional de São Paulo, no Städtische Kunsthalle München e no Bronx Museum, entre outros. Seu trabalho faz parte da coleção do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e ganhou prêmios como o do 16º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP.

Pontos de vista, obra de 1973 apresentada na Bienal de São Paulo, foi emblemática na carreira de Genilson. O trabalho, fruto da parceria estabelecida com Lydia Okumura e Francisco Iñarra que formavam a Equipe Três, ocupava os cantos do prédio de Niemeyer de forma a se integrar com a arquitetura modernista. Depois, formando o duo Arte/Ação com Iñarra, Soares iria desenvolver intervenções sob o mote “documentar é expressar”. Os artistas agiam clandestinamente, principalmente em museus e as fotografias destas intervenções efêmeras tornavam-se o testemunho da obra.

Segundo Aracy Amaral, “Manipulador de espaços, que se convertiam em ilusórios, em particular quando fotografados em dubiedade intrigante, Genilson atua em articulação muito próxima com a de projetos arquitetônicos, em valorização do desenho como traço definidor de áreas especiais, a cor comparecendo como complemento pálido em relevos que hoje realiza tendo o muro como suporte, ou em objetos aos quais já incorpora materiais diversos como a madeira, o eucatex e o cobre. E nessa apresentação sobre o muro mantém-se coerente na relação de suas criações com o meio ambiente".

Galerias Representantes
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Desenho
    3. Escultura
    4. Fotografia
    5. Gravura
    6. Instalação
    7. Joia
    8. Objeto
    9. Pintura
    10. Relevo de parede
    11. Serigrafia
    12. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Art Rio 2014
    5. ArtRio 2015
    6. Camila Castanho e Gabriel Dib
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Paulo Venancio Filho
    10. Dia de doar
    11. Dia dos namorados
    12. Dublê de corpo
    13. Fabiana e Cristian
    14. Instituto Reciclar
    15. Lançamentos
    16. Laura Buchamar e Paulo Rogério
    17. Lembre-se de lembrar
    18. Múltipla de Múltiplos
    19. Myxathesys
    20. Nazareno
    21. O tempo e os tempos
    22. Releituras da natureza-morta
    23. Sp Arte 2014
    24. Sp Arte 2017
    25. SP Arte Foto 2015
    26. Universo
    27. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10