Carbono Galeria - Sem título - Cabelo

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Cabelo

Cachoeira de Itapemirim, ES, 1967 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Cabelo é um artista que trabalha com diversas mídias. Realiza desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações, performances, música e poesia. A palavra e as figuras são elementos essenciais de suas obras e... veja mais

Sem título
Gravura
Técnica
Serigrafia sobre tecido
Dimensões

( A x L)  50 x 48 cm
Data
2014
Edição
30

A serigrafia sobre tecido que Cabelo produziu com exclusividade para a Carbono traz figuras sobre um tecido com estampa de pele de cobra. As letras se transformam em personagens, mesclando elementos essenciais de sua obra: a palavra e os seres fantásticos. Além da grafia e da estampa escolhida, o amarelo sobre o vermelho reforça a referência da cultura chinesa. Apesar das referências, o sentido do trabalho é mantido aberto para diversas leituras.

Biografia

Cachoeira de Itapemirim, ES, 1967 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Cabelo é um artista que trabalha com diversas mídias. Realiza desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações, performances, música e poesia. A palavra e as figuras são elementos essenciais de suas obras e muitas vezes são compostas juntas. Suas criações envolvem universos fantásticos e ao mesmo tempo fazem referência a situações poéticas e a fatos políticos. Cabelo teve suas obras expostas em exposições individuais, entre as quais se destacam: Humúsica, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2012), Nas Asas do Escaravelho Verde Ouro, na Marília Razuk Galeria de Arte, São Paulo (2008); Mianmar Miroir, The Corridor, na Art Basel Miami (2006); Imediações de Monte Basura, no Centre D'art Santa Monica, Barcelona (2005). Entre suas exposições coletivas destacam-se: Bienal do Mercosul 2009, Porto Alegre, De Perto; De Longe, no Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo (2008); 26ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo (2004); Violência e Paixão, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2003); Cote à Cote, Art Contemporain Du Brésil, no Musée d'Art Contemporain, Bordeaux, França (2001); Cefalópode Heptópode, X Documenta de Kassel, no Museum Fridericianum, Kassel, Alemanha (1997).

São frequentes as composições sobre tecidos diversos, incluindo voile, com figuras de formas singulares, muitas vezes misturadas a textos ou palavras soltas, que não necessariamente criam sentenças coerentes. São pistas, fragmentos de desenhos, aproximações de ideias.

A palavra para Cabelo é também um desenho, uma peça gráfica a ser explorada em suas construções. Podemos encontrar em seus trabalhos figuras que são criadas a partir de palavras, como no caso da obra desenvolvida para a Carbono Galeria, em que figura e grafia se confundem.

Outro elemento essencial em seu trabalho é o som. O artista cria composições sonoras também em parceria com outros músicos como em ocasião da abertura da exposição Humúsica, no Museu de Arte Moderna do Rio, em que seu heterônimo MC Minhoca realizou improvisos junto a DJ Esterco.

Uma obra de destaque em sua carreira é a instalação Mianmar Miroir - The Corridor, realizada em ocasião da Art Basel Miami, em 2006. Nela, o artista parte da imagem dos gêmeos birmaneses Johnny e Luther Htoo, que ainda muito novos foram considerados dotados de poderes espirituais e passaram a liderar uma guerrilha responsável na luta contra a ditadura na Birmânia (atual Myanmar), e ocupa um contêiner com desenhos realizado em tecido. Imagens que remetem a uma ambientação relacionada ao universo oriental com figuras de buda, tartarugas, monstros e outros personagens fantásticos.

Jacopo Crivelli Visconti comenta sobre o artista: “Artista culto, que não esconde suas fontes, porém avesso a todo tipo de catalogação. Cabelo é tanto poliédrico quanto vulcânico. Figuras afloram e desaparecem: fragmentos de frases se sucedem na tela sem ambição de chegar a um sentido completo. Como em suas performances, o artista não dá ao expectador todas as chaves de leitura, mantém-no suspenso, a um passo de compreensão. A sua narração é uma sobreposição oracular e fragmentada de motivos e idéias.” (Jacopo Crivelli Visconti por ocasião da instalação “Mi casa su casa”, obra de Cabelo na 26ª Bienal de São Paulo).

 

 
Galerias Representantes
Destaques da Carreira

A obra Antonio e Cícero ou o filósofo e o poeta, exibida no MAM-RJ, em 2012.

La Mer, exibida em 2009, na 7ª Bienal Do Mercosul.

O silêncio é um campo minado, exposto no MAM-RJ, no ano de 2012.

   
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Dia de doar
    15. Dia dos namorados
    16. Dublê de corpo
    17. Elogios da cor
    18. Instituto Reciclar
    19. Lançamentos
    20. Lembre-se de lembrar
    21. Lista de Casamento Catharina e Ricardo
    22. Múltipla de Múltiplos
    23. Múltiplos Pivô
    24. Myxathesys
    25. Nazareno
    26. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    27. O tempo e os tempos
    28. PALAVRA-COISA
    29. Releituras da natureza-morta
    30. Sp Arte 2014
    31. Sp Arte 2017
    32. SP Arte Foto 2015
    33. Tão diferentes, tão atraentes
    34. Universo
    35. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10