Carbono Galeria - Sem Título - Leonilson

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Leonilson

Fortaleza, Ceará, 1957 - São Paulo, 1993

Refinada escrita poética, cores e traços delicados, bordados frágeis, objetos do próprio cotidiano e elementos gráficos fazem da obra do artista plástico Leonilson Bezerra Dias (1957-1993) uma extensa produção autobiográfica,... veja mais

Sem Título
Serigrafia
Técnica
Serigrafia em papel Rives 300g
Dimensões

( A x L)  40 x 50 cm
Data
1983/2014
Edição
100

Esta edição comemorativa da serigrafia "Sem título", 1983, foi produzida pela Pinacoteca de São Paulo em parceria com o Projeto Leonilson, e lançada na exposição "Leonilson: Truth, Fiction" realizada na Estação Pinacoteca em 2014.

Nesta fase surgem alguns elementos gráficos nas obras de Leonilson. Tais como pedras, fogo, ventos, rios, pontes, torres, castelos, livros, barcos, símbolos do infinito, globos, gato, pato. Estes serão retomados em todo o percurso de sua carreira e se tornarão uma característica facilmente reconhecível como marcas das pinturas e desenhos do artista.

Biografia

Fortaleza, Ceará, 1957 - São Paulo, 1993

Refinada escrita poética, cores e traços delicados, bordados frágeis, objetos do próprio cotidiano e elementos gráficos fazem da obra do artista plástico Leonilson Bezerra Dias (1957-1993) uma extensa produção autobiográfica, que expõe os dramas e as angustias do homem contemporâneo.

Leonilson se mudou para São Paulo quando criança, estudou artes plásticas na FAAP mas não terminou a faculdade. No começo da década de 80 já fazia parte da geração que revolucionou o meio artístico junto com um grupo encabeçado por Leda Catunda e Sérgio Romagnolo. A partir da década de 90, o artista vai se firmar como um importante destaque na história da arte brasileira. Apesar de sua carreira curta de pouco mais de uma década, deixou um legado extenso. Suas diversas agendas, diários, coleções e obras se encontram hoje no Projeto Leonilson, que tem a função de cuidar deste patrimônio.

O artista participou de importantes exposições no Brasil e no exterior, tais como: a Bienal de São Paulo de 1985, as coletivas Nova Dimensão do Objeto no MAC USP, a Transvanguarda e Culturas Nacionais, no MAM RJ, Hien, Leonilson e Ebinger, na Pulitzer Art Gallery, em Amsterdã, Arte Moderna Brasileira no MAM RJ; e as individuais Moving Mountains em Munique, O pescador de palavras, na Galeria Luisa Strina, O inconformado na Galeria Thoman Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, entre outras.

A exposição não foi nos apresentada em ordem cronológica e sim dividida por assuntos, são eles: “Mapas”, “Diário”, Matemática e Geometria”, “Brancos”, “Capela do Morumbi”, “1991” e “Ilustrações publicadas na Folha de São Paulo (91-93)”

Num documentário produzido na década de 80 por Ana Maria Magalhães, intitulado spray jet, Leonilson faz a seguinte declaração: “A vida e a arte fazem parte do salto no abismo que eu resolvi dar”. Para o curador Bitu  Cassundé, a  vida e a arte no trabalho de Leonilson estão sempre interligadas: “Elemento marcante nas criações de Leonilson, a palavra revela intimidades e mostra que o corpo é a extensão da obra e a obra é uma extensão do corpo.”

Em 1991, Leonilson descobriu ser portador do vírus da AIDS, fato este que teve fortíssima influência em seu trabalho, aumentando ainda mais a produção de trabalhos autobiográficos. O artista faleceu em maio de 1993 em São Paulo.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresentou no final de 2014 a mostra “Leonilson: Truth, Fiction”. A exposição, exibida na Estação Pinacoteca, teve curadoria de Adriano Pedrosa, e reuniu mais de 150 obras do artista entre pinturas, desenhos, bordados objetos e a instalação montada na Capela do Morumbi em 1993, sua ultima obra. A Pinacoteca lançou em Parceria com o Pojeto Leonilson, em comemoração a exposição, a serigrafia inédita dadata de 1993, com tiragem de 100. De acordo com o curador, o nome da exposição se deu ao fato de que as obras apresentadas continham justaposições de ideias, como por exemplo, quando o artista mistura conteúdos autobiográficos e ficcionais, ou quando mistura noticias públicas com fatos ocorridos na sua vida privada.

 

Destaques da Carreira

Exposição "De bom coração-Da falsa moral", Capela do Morumbi, técnica bordado sobre camisa e piquet costurado e cadeira de madeira, 1993.

Exposição "Leonilson: Thuth, Fiction" exibida na Pinacoteca, com curadoria de Adriano Pedrosa, 2014.

   
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Maria Montero
    10. Curadoria Paulo Miyada
    11. Curadoria Paulo Venancio Filho
    12. Dia de doar
    13. Dia dos namorados
    14. Dublê de corpo
    15. Instituto Reciclar
    16. Lançamentos
    17. Lembre-se de lembrar
    18. Lista Casamento Caroline Cordeiro e Fernando Rocha
    19. Lista de Casamento Fabiana e Cristian
    20. Lista de casamento Gabriella e Thiago
    21. Múltipla de Múltiplos
    22. Myxathesys
    23. Nazareno
    24. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    25. O tempo e os tempos
    26. Releituras da natureza-morta
    27. Sp Arte 2014
    28. Sp Arte 2017
    29. SP Arte Foto 2015
    30. Tão diferentes, tão atraentes
    31. Universo
    32. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10