Carbono Galeria - Substrato-figura - José Damasceno

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

José Damasceno

Rio de Janeiro, 1968 | Trabalha no Rio de Janeiro

José Damasceno é escultor e desenvolve suas obras desde o início dos anos 1990. Os trabalhos do artista seguem um desenvolvimento investigativo das relações entre espaço e pensamento, onde situações intrigantes convidam o espectador... veja mais

Substrato-figura
Escultura
Técnica
aço inox pintado
Dimensões

( A x L x P)  20 x 50 x 30 cm
Data
2015
Edição
10 + 2 PA

José Damasceno desenvolve sobre essa peça um raciocínio muito estudado e exposto ao longo de sua carreira, as circunstâncias espaciais por uma perspectiva que nos causa estranhamento. O artista explora o deslocamento no espaço usando um objeto presente em imagens convencionais de natureza-morta, a bandeja na sua forma mais tradicional.

O estranhamento desse objeto, que nos é tão familiar, se dá na junção dos utensílios com a própria bandeja, resultando em espaços com fundo infinito nos fazendo ter uma ilusão de ótica. A falta de suporte nos faz questionar o que esses objetos teriam em seu interior, abre-se para possibilidades infinitas, contando com a imaginação do espectador.

O artista nos faz deparar com uma analogia, um assunto tão estudado por séculos, como a natureza-morta, pode ter uma visão “infinita”, e ser interpretada de diferentes pontos de vista e em diferentes épocas.

Esse trabalho vem acompanhado de certificado de autenticidade assinado pelo artista.

Mais obras deste artista
  1. Carimbo (Crítica)
  2. Carimbo (Vale o escrito)
  3. Natureza morta abstrata
Biografia

Rio de Janeiro, 1968 | Trabalha no Rio de Janeiro

José Damasceno é escultor e desenvolve suas obras desde o início dos anos 1990. Os trabalhos do artista seguem um desenvolvimento investigativo das relações entre espaço e pensamento, onde situações intrigantes convidam o espectador a observar e pensar a respeito daquilo que vê. 

Método para Arranque e Deslocamento é o título de sua primeira exposição individual em 1993, na galeria Sérgio Porto, Rio de Janeiro. O trabalho faz parte da coleção do Instituto Inhotim. Nessa instalação, o artista utiliza o carpete industrial como único material e, a partir disso, estabelece uma série de questões da maior importância na trajetória do artista.

Na década seguinte, seu trabalho alcança grande notoriedade internacional. Em 2005, para a Bienal de Veneza, o artista desenvolve Durante o caminho vertical, peça apresentada pela primeira vez em Madri, em 2001. A instalação, composta de pilhas de papel impresso recortado no formato de uma pegada, descreve uma caminhada onde colunas dispostas através do espaço expositivo correspondem cada uma à passada esquerda, direita, e assim sucessivamente, configurando uma forma final pela circum-ambulação. Na Galleria d’Arte Moderna Villa delle Rose, em Bolonha, Itália, na mostra Alla ricerca dell’identità, em 2001, Damasceno mostra pela primeira vez Trilha sonora, obra constituída apenas por martelos e pregos. Dispostos sequencialmente, produzem algo entre um gráfico sonoro e a sugestão de uma paisagem. No ano seguinte, esse trabalho foi apresentado na Bienal de São Paulo.

Além de ter sido contemplado com diversos prêmios ao longo de sua carreira, participou das 51ª e 52ª edições da Bienal de Veneza, da 25ª Bienal de São Paulo, da 15ª Bienal de Sydney e da 4ª Bienal do Mercosul. Seu trabalho figura nas coleções do Museum of Modern Art – MoMA e da Cisneros Fontanal Art Foundation (ambos nos EUA); Daros Foundation (Suíça); Museo de Arte Contemporaneo de Barcelona – MACBA (Espanha); Instituto Inhotim; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo; entre outras importantes coleções públicas e particulares.

Galerias Representantes
Destaques da Carreira

Trilha Sonora, instalação composta por centenas de martelos,  foi apresentada na Bienal de São Paulo de 2002 e na Galleria d’Arte Moderna Villa delle Rose, na Itália. Faz parte da coleção do Instituo Inhotim. Foto: Pedro Motta – Cortesia Galeria Fortes Vilaça

Solilóquio é uma das primeiras instalações desenvolvidas por José Damasceno, em 1995. Faz parte da coleção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Chaves – Cortesia Galeria Fortes Vilaça

A obra Cartograma, de 2007, é uma instalação criada a partir de conectores de metal e compassos. Faz parte da Kirkland Collection. Foto: Giorgio Benni – Cortesia Galeria Fortes Vilaça.

   
Bibliografia
Titulo José Damasceno - Coordenadas y Apariciones
Autor José Damasceno
Editora Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Páginas 184
Titulo Jose Damasceno: Martelos
Autor Jose Damasceno
Editora Cobogó
Páginas 32
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Daniel Rangel
    10. Curadoria Ligia Canongia
    11. Curadoria Maria Montero
    12. Curadoria Paulo Miyada
    13. Curadoria Paulo Venancio Filho
    14. Dia de doar
    15. Dia dos namorados
    16. Dublê de corpo
    17. Elogios da cor
    18. Instituto Reciclar
    19. Lançamentos
    20. Lembre-se de lembrar
    21. Lista de Casamento Ana Luiza e Luiz Fernando
    22. Lista de Casamento Julia e Renato
    23. Múltipla de Múltiplos
    24. Múltiplos Pivô
    25. Myxathesys
    26. Nazareno
    27. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    28. O tempo e os tempos
    29. PALAVRA-COISA
    30. Releituras da natureza-morta
    31. Sp Arte 2014
    32. Sp Arte 2017
    33. SP Arte Foto 2015
    34. Tão diferentes, tão atraentes
    35. Universo
    36. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10