Carbono Galeria - Timelines A - Juan Fontanive

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Juan Fontanive

Cleveland, 1977 | Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos.

Juan Fontanive é um artista que se interessa pelo movimento sequencial e repetitivo. Suas obras exploram os mecanismos e as sonoridades dos primeiros filmes, principalmente os experimentais, bem como animações em stop-motion. Com... veja mais

Timelines A
Escultura
Técnica
Acrílica em fibra de carbono, aço inox, alumínio, latão, motor e corda
Dimensões

( A x L)  1 x 1 cm
Data
2014
Edição
10

Superfícies retangulares e coloridas com efeito metálico giram, levadas por um sistema de rolamentos, engrenagens ("roda de Genebra") e corda. Esta pequenas e leves peças de fibra de carbono se movimentam, porém não necessariamente no mesmo ângulo de rotação, devido a uma diferença de tensão entre elas. A cada ciclo, um novo desenho é formado, uma nova composição de cores e sombras. O trabalho possui dimensões variadas, que podem ser maiores ou menores, de acordo com o espaço para sua instalação. Todos os elementos foram feitos à mão pelo artista. 

Clique aqui para ver o vídeo da obra.

Mais obras deste artista
  1. Cat's Eyes
  2. Ikhthys
  3. Native Fountain
  4. Native Fountain C
  5. Passerine
  6. Together
  7. Vivarium A
Biografia

Cleveland, 1977 | Vive e trabalha em Nova York, Estados Unidos.

Juan Fontanive é um artista que se interessa pelo movimento sequencial e repetitivo. Suas obras exploram os mecanismos e as sonoridades dos primeiros filmes, principalmente os experimentais, bem como animações em stop-motion. Com formação em literatura, na Syracuse University, e animação, na The Royal College of Art, o artista já expôs no New Museum (Nova York), na Fundação Gulbenkian (Lisboa), no Kinetica Museum (Londres), na The Royal Academy of Art (Londres), entre outros, e ganhou os prêmios Jerwood Painting Prize (2010), Desmond Preston Drawing Prize (2004) e Louise Wetherbee Phelps Award for Writing (1999).

Em todos os trabalhos de Fontanive, não somos convidados somente a ver. Suas obras questionam a visão como sentido mais importante, nos levando a explorar todos eles. Em obras como “Rubi” (2013) ou “Ornithology” (2013), o artista dá vida a seus desenhos de  beija-flor ao lhes conceder movimento através de um motor que faz girar as diversas páginas, com os pássaros em diferentes posições. O giro das folhas cria também um som que alude ao bater de asas desse pássaro, levando-nos a um envolvimento ainda maior com seu vôo .

O desenho é uma linguagem também bastante explorada por Fontanive. Em Accident 1, River 2 (2006), desenhos de um ciclista em diferentes posições são inseridos em uma roda de bicicleta. A partir do giro da roda, o ciclista parece deslocar-se. Assim, o velho objeto ganha novo sentido e uso a partir do desenho animado.

O artista explora bastante tecnologias analógicas. Estas,  diferente do que ocorre do universo digital, vem sempre acompanhadas do barulho, fato apreciado pelo artista, que sempre tira partido desse som natural dos motores e contato entre peças.  Além disso, Fontanive escolhe todos os elementos que irão compor a obra, desde as roldanas, os cabos, as polias, entre outros, criando assim um interesse completo em seus objetos, não somente nos desenhos ou no que efetivamente se movimenta (como placas coloridas).

Em Movement # 1 (2008), o complexo sistema de polias, cabos de aço e hastes coordena o movimento e mantém a rotação dos finos discos metálicos pintados de preto e branco em perfeita sintonia. O movimento é constante e sincronizado, como se todas as peças dançassem ao som das mesmas batidas.

Segundo ele, produz filmes, mas sem usar a luz, já que suas obras não acontecem em telas. Suas obras estão mais próximos do flipbook associado a motores, responsáveis por mantém seu constante movimento. Dessa forma, Fontanive dá vida aos seres que desenha com maestria.  

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  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10