Carbono Galeria - Variação 5a - Paulo Pasta

Carbono Galeria

Edições contemporâneas

< <

Paulo Pasta

Ariranha SP, 1959. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.  

Pintor, gravador, desenhista, Paulo Pasta está entre os mais importantes de sua geração. Participa de importantes mostras coletivas como a 22ª Bienal de São Paulo, 3ª Bienal do Mercosul, 3ª Bienal de Cuenca,... veja mais

Variação 5a
Gravura
Técnica
impressão digital sobre papel Canson Etching Rag 310g
Dimensões

( A x L)  109 x 149 cm
Data
2017
Edição
9 + 3PA

Esta obra faz parte da série criada exclusivamente para a Carbono, onde pela primeira vez, o artista faz uso de recursos digitais em seu processo.

 

A partir de 6 matrizes diferentes provenientes de pinturas à óleo, Pasta utiliza o computador para simular diferentes composições de cores. Através destas variações cromáticas, o artista cria composições que ora lembram cenas noturnas, ora abstrações mais próximas às construções concretistas, ora ainda uma montagem quase mecânica ou automatizada, conforme cita Jacopo Crivelli Visconti, tornando tais criações intensamente poéticas e pessoais, assim como toda a sua obra. 

Mais obras deste artista
  1. Sem título
  2. Variação 1a
  3. Variação 1b
  4. Variação 2a
  5. Variação 2b
  6. Variação 2c
  7. Variação 3a
  8. Variação 3b
  9. Variação 4a
  10. Variação 4b
  11. Variação 5b
  12. Variação 5c
  13. Variação 6a
  14. Variação 6b
  15. Variação 6c
Biografia

Ariranha SP, 1959. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.  

Pintor, gravador, desenhista, Paulo Pasta está entre os mais importantes de sua geração. Participa de importantes mostras coletivas como a 22ª Bienal de São Paulo, 3ª Bienal do Mercosul, 3ª Bienal de Cuenca, 3ª Arte Cidade, entre outras, em diversos países. Teve mais de 25 mostras individuais e foi contemplado com prêmios como o Grande Prêmio Panorama do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua obra está nas coleções do Kunsthalle Berlin (Alemanha); Instituto Itaú Cultural, Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea, Instituto Figueiredo Ferraz, todos em São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras coleções privadas e públicas.

Doutor em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e vencedor da Bolsa Emile Eddé de Artes Plásticas do Museu de Arte Contemporânea da USP, Pasta teve aulas com Regina Silveira e Carmela Gross, e emerge da Geração Oitenta com pinturas que lhe dão destaque entre os muitos pintores da época. Influenciado por artistas do início do século XIX, como Paul Cézanne e Henri Matisse, Pasta também tem no pop de Jasper Johns uma de suas referências. Desde que começou a produzir, o artista trabalha com telas em médio e grande formatos, nas quais são frequentes investigações sobre a cor, a tinta como mídia, e a bidimensionalidade da pintura. Em sua trajetória, irá aprofundar-se nessas investigações e, ao longo dos anos, busca novas referências como ponto de partida para sua pintura. Entre elas, podem-se citar a metafísica, a arquitetura, a geometria ou a forma de objetos.

Como professor, lecionou pintura na Faculdade Santa Marcelina, entre 1987 e 1999; desenho na Universidade Presbiteriana Mackenzie, entre 1995 e 2002; e pintura na USP, em 2011 e 2012. Lecionou na Fundação Armando Álvares Penteado de 1998 a 2012.

Dentre as exposições recentes de que participou, destaque para individuais na Embaixada do Brasil em Roma (Itália), 2016; na Galeria Millan e Anexo Millan (São Paulo), 2015; no SESC Belenzinho (São Paulo), 2014; na Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, RS), 2013; no Centro Universitário Maria Antonia (São Paulo), 2011; e no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, RJ), 2008; para o Panorama dos Panoramas, no Museu de Arte Moderna (São Paulo), 2008; e para individual na Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo), 2006. 

Pelas palavras de Rodrigo Naves, “essas telas, de fato, afastam as identificações ligeiras, os reconhecimentos apressados. Como acontece com um objeto posto na água, precisamos olhar essas formas de outra maneira. Em lugar de nos deixarmos guiar apenas por seus contornos, devemos considerar seu contato com o meio e as alterações que essas relações produzem. Menos rígidas, elas adquirem um aspecto esponjoso e uma indefinição que as torna mais generosas com o ambiente que as circunda”.  

Galerias Representantes
Bibliografia
Titulo Paulo Pasta
Autor Paulo Pasta
Editora Edusp
Páginas 208
Titulo Paulo Pasta
Autor Tadeu Chiarelli
Editora Cosac Naify
Páginas 256
  1. Todas as categorias
       
    1. Todas as categorias
    2. Carbono Voucher
    3. Desenho
    4. Escultura
    5. Fotografia
    6. Gravura
    7. Instalação
    8. Joia
    9. Objeto
    10. Pintura
    11. Relevo de parede
    12. Serigrafia
    13. Vídeo
  2. Artistas A-Z
       
    1. Menor valor
    2. Maior valor
    3. Obras A-Z
    4. Obras Z-A
    5. Artistas A-Z
    6. Artistas Z-A
    7. Maior tamanho
    8. Menor tamanho
  3. Acervo completo
       
    1. Acervo completo
    2. A palavra palavra
    3. A Pegada Pop
    4. Américas Amigas
    5. Art Rio 2014
    6. ArtRio 2015
    7. Cinéticos e Construtivos
    8. Curadoria Agnaldo Farias
    9. Curadoria Maria Montero
    10. Curadoria Paulo Miyada
    11. Curadoria Paulo Venancio Filho
    12. Dia de doar
    13. Dia dos namorados
    14. Dublê de corpo
    15. Instituto Reciclar
    16. Lançamentos
    17. Lembre-se de lembrar
    18. Lista Casamento Caroline Cordeiro e Fernando Rocha
    19. Lista de Casamento Fabiana e Cristian
    20. Lista de casamento Gabriella e Thiago
    21. Múltipla de Múltiplos
    22. Myxathesys
    23. Nazareno
    24. O importante, minha filha, é nunca tirar a mão do barro
    25. O tempo e os tempos
    26. Releituras da natureza-morta
    27. Sp Arte 2014
    28. Sp Arte 2017
    29. SP Arte Foto 2015
    30. Tão diferentes, tão atraentes
    31. Universo
    32. Variações
  4. Visualizar
       
 
  1. Sem título

    Angelo Venosa

    Escultura

    Técnica acrílico

    ( A x L x P)  26 x 33 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  2. Sem título

    Artur Lescher

    Escultura

    Técnica porcelana e couro

    ( A x L x P)  60 x 6 x 25 cm
    Data 2013
    Edição 30

  3. Sem título

    Carlos Vergara

    Fotografia

    Técnica impressão sobre placas de poliestireno recortadas e montadas

    ( A x L)  63 x 65 cm
    Data 2013
    Edição 10

  4. Sem título

    Iole de Freitas

    Escultura

    Técnica aço inox e policarbonato

    ( A x L x P)  70 x 35 x 20 cm
    Data 2013
    Edição 10