Exposição
Múltipla de Múltiplos
23.03.13 ~ 20.05.13
Exposição
23.03.13 ~ 20.05.13
A mostra “Múltipla de múltiplos”, que abre a programação da Galeria Carbono em São Paulo, destaca o múltiplo como linguagem essencial da arte atual, reunindo diferentes artistas e suportes para ampliar o acesso. Inspirada por referências históricas, valoriza a edição como difusão cultural sem perder força poética. O múltiplo surge, assim, como forma de renovação e democratização da experiência artística.
A exposição “Múltipla de múltiplos”, que inaugura a galeria Carbono em São Paulo, é uma curadoria que propõe um profícuo conceito do gênero de múltiplo, prática hoje muito comum da produção de arte contemporânea, porque permite reunir grande diversidade de artistas, obras, linguagens e suportes e porque a exposição – assim como os múltiplos, em particular e por princípio – propõe maior amplitude do acesso público à obra de arte.
Muitos artistas já abordaram a importância social dos trabalhos artísticos executados em série, como Duchamp, Man Ray, Max Bill, Joseph Beuys e Andy Warhol, sempre ressaltando que as tiragens não eliminam a experiência espiritual da obra única, mas, ao contrário, constituem uma estratégia prodigiosa de disseminação dos seus efeitos.
Hoje, as edições assumem um caráter mais pragmático e menos conceitual, conservam um essencial protagonismo de disseminação da ideia artística.
Produzir um múltiplo é projetar a obra além dos aspectos fetichistas e ritualísticos do trabalho do original, assinando-se com ênfase a moderna mudança de visão do individualismo contemporâneo e, sobretudo, incrementa a capacidade da arte de se tornar uma experiência mais democrática de cultura.
O múltiplo não coloca em jogo apenas o trabalho do artista e uma mercadoria ou valor mercadológico, mas favorece a integração de novos públicos no campo de imagem, apenas traz consigo a consciência de que esse valor foi transformado em algo mais acessível ao público.
O múltiplo é a obra que se expande e se renova, indo encontrar-se com outros olhares e diferentes formas de estar no mundo, mantendo intacta sua força artística.
Waltercio Caldas
Rodrigo Andrade
Rodrigo Andrade
Regina Silveira
Paulo Pasta
Marcos Chaves
Laura Vinci
José Resende
José Damasceno
José Damasceno
Iole de Freitas
Iole de Freitas
Edgard De Souza
Carlos Vergara
Carlos Fajardo
Carlito Carvalhosa
Caio Reisewitz
A mostra “Múltipla de múltiplos”, que abre a programação da Galeria Carbono em São Paulo, destaca o múltiplo como linguagem essencial da arte atual, reunindo diferentes artistas e suportes para ampliar o acesso. Inspirada por referências históricas, valoriza a edição como difusão cultural sem perder força poética. O múltiplo surge, assim, como forma de renovação e democratização da experi...
Gisele Camargo explores the relationship between color, nature and landscape, inspired by the shapes and dynamics of the Cerrado in Minas Gerais. The exhibition, composed of interconnected sections, combines ethics and aesthetics to transform reality, creating a unique visual universe. The artist captures fragments and mysteries of the visible and the invisible, challenging traditional vision. ...
We will notify you on events like Low stock, Restock, Price drop or general reminders so that you don’t miss the deal